Perguntas Frequentes
Pode acontecer de a impressora fiscal conectada em uma porta COM não estar comunicando com o PAF, o problema pode estar ocorrendo por alguma configuração no PAF ou, como na maioria das vezes, por falha na comunicação com o próprio computador. Para solucionar o problema, siga os passos abaixo:
1 - Reinicie o computador e tente abrir o PAF novamente
2 - Desligue a impressora fiscal e ligue novamente e tente abrir o PAF novamente
3 - Abra o Gerenciador de Dispositivos para ver com a Porta COM que aparece
4 - Vá na pasta do PAF e pesquise pelo arquivo que contém as configurações de comunicação com a impressora (ex: BemaFI32.ini), abra-o e veja se a Porta, Velocidade e demais informações estão corretas
5 - Abra o CMD e execute o comando abaixo para a porta COM para verificar o status do funcionamento
mode com1:9600,n,8,1
6 - Abra o Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direto do mouse na porta COM e clique em Desabilitar dispositivo, depois clique com o botão direito novamente e em Habilitar dispositivo
7 - Novamente abra o CMD e execute o comando abaixo para a porta COM para verificar o status do funcionamento
mode com1:9600,n,8,1
Se estiver funcionando será exibido o status como o da imagem abaixo
8 - Tente abrir o PAF novamente