Perguntas Frequentes

Testando Comunicação de Porta COM
Última atualização 3 ano(s) atrás

Pode acontecer de a impressora fiscal conectada em uma porta COM não estar comunicando com o PAF, o problema pode estar ocorrendo por alguma configuração no PAF ou, como na maioria das vezes, por falha na comunicação com o próprio computador. Para solucionar o problema, siga os passos abaixo:

1 - Reinicie o computador e tente abrir o PAF novamente

2 - Desligue a impressora fiscal e ligue novamente e tente abrir o PAF novamente

3 - Abra o Gerenciador de Dispositivos para ver com a Porta COM que aparece 

4 - Vá na pasta do PAF e pesquise pelo arquivo que contém as configurações de comunicação com a impressora (ex: BemaFI32.ini), abra-o e veja se a Porta, Velocidade e demais informações estão corretas

5 - Abra o CMD e execute o comando abaixo para a porta COM para verificar o status do funcionamento

mode com1:9600,n,8,1

6 - Abra o Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direto do mouse na porta COM e clique em Desabilitar dispositivo, depois clique com o botão direito novamente e em Habilitar dispositivo

7 - Novamente abra o CMD e execute o comando abaixo para a porta COM para verificar o status do funcionamento

mode com1:9600,n,8,1

Se estiver funcionando será exibido o status como o da imagem abaixo

image

8 - Tente abrir o PAF novamente

Por favor, aguarde!

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